Projeto ‘Dá o teu Sorriso’
leva alegria aos idosos da Associação de Beneficência Casas S. Vicente de Paulo

O ‘Dá o Teu Sorriso’ é um dos projetos da Associação Sorriso Solidário.

Tem como missão proporcionar momentos de alegria a crianças e idosos desfavorecidos que se encontrem em instituições, centros de acolhimento e lares em Portugal.

Conheça as atividades lúdicas que temos levado aos idosos da Associação de Beneficência Casas S. Vicente de Paulo desde 2012, bem como testemunhos na primeira pessoa e outras instituições apoiadas pelo projeto!

Testemunho da instituição

“Contamos desde 2012 com a Associação Sorriso Solidário através do projecto “Dá o teu sorriso”, tendo os nossos seniores beneficiado ao longo destes anos de um leque diversificado de atividades, desde tardes de fados a sessões de cuidados de imagem, música e ginástica.”

As sessões quinzenais de música e ginástica despertam vários sorrisos e são momentos de convívio e de muita alegria, que contribuem para o aumento bem-estar dos utentes.”

Catarina Gaunencar
Psicóloga, Casas de S. Vicente de Paulo.

Testemunhos dos idosos

Sr. Vaz: “Gosto de fazer ginástica e a professora é muito atenciosa.”

D. Florinda: “A ginástica é boa e incentiva-nos a fazer mais, a professora é muito dedicada.”

D. Amália: “O Sorriso Solidário é formidável, traz-nos boas actividades.”

D. Ivone: “As aulas de música são boas, a professora, além de simpática, é boa, e explica-se muito bem.”

D. Isabel: “Gosto muito de cantar as músicas de antigamente.”

A Associação de Beneficência Casas S. Vicente de Paulo e a sua história

Casas de S. Vicente de Paulo
A Associação de Beneficência “Casas de S. Vicente de Paulo” é uma instituição particular de solidariedade social criada pela Província Portuguesa das Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo, em 1939, inspirada na acção desenvolvida por S. Vicente de Paulo e Sta. Luisa de Marillac, fundadores das Irmãs “Filhas da Caridade”.

Tem acompanhado a evolução dos tempos, com o objectivo de desenvolver actividades de cariz social no âmbito do apoio e protecção à infância, terceira idade e à família, bem como a pessoas em situação de fragilidade económica e/ou social.

Na Área Sénior tem as valências de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Lar), Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

Os serviços prestados e as actividades desenvolvidas visam garantir o bem-estar, a qualidade de vida e a segurança dos utentes, promover a autonomia individual e contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento, potenciar a integração social dos utentes e estimular o espírito de solidariedade.

Todo o trabalho desenvolvido na Associação tem por base a assunção dos valores cristãos vividos por S. Vicente de Paulo e Sta. Luisa de Marillac.

Saiba mais sobre a Associação de Beneficência “Casas de S. Vicente de Paulo”, aqui .

Acções do projeto “Dá o teu Sorriso” na Associação de Beneficência Casas S. Vicente de Paulo

Clique aqui para ver as acções projeto “Dá o teu Sorriso” nesta instituição