banner_moda_por_uma_causa

Moda por uma causa

Uma escola superior e várias associações e centros de solidariedade social juntam-se num projeto inédito de cariz social, que reúne idosos, crianças e sem-abrigo da região norte do país, colocando a moda e o ensino ao serviço dos sectores mais carenciados da sociedade.

A iniciativa “Moda por uma Causa” une pessoas em condição de sem-abrigo a crianças carenciadas e senhoras idosas inseridas em lares.

O projeto nasce pela associação Sorriso Solidário à qual se junta depois a ESAD Matosinhos numa ponte que se estende a outras instituições entre as quais a Associação CAIS e os Médicos dos Mundo, e sempre sob a orientação da designer Maria Gambina.

A ideia consistiu em realizar capas/resguardos para oferecer a pessoas em condição de sem-abrigo – um pequeno gesto mas de enorme carinho para aquecer os seus dias cinzentos de frio. Crianças carenciadas foram à ESAD Matosinhos e sob a orientação da designer Maria Gambina, coordenadora da Licenciatura em Design de Moda, realizaram lindos desenhos para estas capas. Foi um dia muito importante para estas crianças que nunca tinham visitado um atelier de moda!
Estes desenhos foram a inspiração para as capas produzidas por senhoras de idade inseridas em lares e centros sociais da região Norte, durante os seus tempos livres. Foi uma experiência memorável! Uma enorme alegria e motivação por sentirem que os seus bordados teriam tão importante missão de apoiar as pessoas em condição de sem-abrigo.

De modo alargar o impacto positivo gerado por esta iniciativa, surgiu uma ideia capaz de potenciar as 21 capas desenhadas, em quem sabe, 100, 150, 200 ou até mais!

Créditos das imagens: ESAD

Neste sentido a Sorriso Solidário e a ESAD decidiram em vez de oferecer estas lindas capas aos sem abrigo, mesmo que repletas de amor e carinho, seria uma melhor escolha a realização de um leilão das mesmas.
E o valor angariado reverte na totalidade para a aquisição efectiva de capas/resguardos para entregar às pessoas em condição de sem-abrigo, pela Associação CAIS e os Médicos do Mundo.

Por outro lado o licitador pode ainda escolher doar a sua capa, desenhada pelas crianças e bordada pelas senhoras idosas, a uma pessoa em condição de sem abrigo.
E assim se cria mais uma ponte para ajudar quem mais precisa e diminuir as desigualdades sociais.

Ver notícias sobre o projecto Moda por uma causa