VOLUNTARIADO

“Ser voluntário é dar sem esperar receber, semear sorrisos só para os ver crescer”.

Ana Ferreira - voluntária do Dá o Teu Sorriso em Lisboa

O Instituto Maria da Paz Varzim é uma instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 1989 e sediada na Póvoa de Varzim, que tem por finalidade contribuir para a promoção integral de crianças e jovens em risco.

Através do projeto “Dá o Teu Sorriso ”, as crianças e jovens do Instituto Maria da Paz Varzim, dos 3 aos 17 anos, têm usufruído de aulas de yoga lecionadas pelo Áshrama Casa da Luz – Centro de Yoga de Vila do Conde, que se têm revelado uma experiência gratificante e uma mais valia para a Instituição.

As crianças têm tido uma oportunidade única de aprender esta prática milenar que pretende contribuir para um crescimento saudável e de respeito por si, pelo próximo e pela envolvente.

O Projeto “Dá o Teu Sorriso” tem de facto permitido dar sorrisos às nossa crianças e jovens e proporcionar-lhes um futuro mais alegre e feliz.

Diretora Pedagógica do Instituto Maria da Paz Varzim

“Os utentes do Centro Geriátrico Quintinha da Conceição e do Lar de 3.ª Idade Quintinha da Conceição agradecem todo o carinho e todos os sorrisos. É maravilhoso quando alguém contribui para nos fazer sorrir. Sorrir é um gesto de bem-receber e bem-estar … faz bem à alma. Quando sorrimos transmitimos paz a quem está à nossa volta e sentimo-nos melhor. Desejamos muitas felicidades ao grupo e não deixem de fazer os idosos sorrir. O nosso muito obrigada”

Quintinha da Conceição

“Não há palavras para descrever a emoção, alegria, realização pessoal sentida, acompanhada por uma outra mescla de sensações, em ter a oportunidade de participar num projecto tão simples e grandioso como o Dá o Teu Sorriso!”

Diana Nunes, Voluntária Animadora Sócio Cultural, em “Sessão de Educação para a Solidariedade

“O projecto “Dá o Teu Sorriso” teve uma importante iniciativa no Lar Prof. Dr. José Vieira de Carvalho, através da actuação da Tuna Feminina do ISCAP.

Através desta actividade os sorrisos dos nossos utentes estiveram presentes, manifestando a alegria, felicidade e agradecimento a todos os envolvidos.

Este tipo de iniciativas servem para dar vida e movimento às nossas instituições, através dos laços e afectos criados.”

Dra. Andreia Silva - Lar Prof Doutor Vieira de Carvalho

“Temos tido o privilégio de, através do Projecto “Dá o Teu Sorriso”, ajudar muitas crianças do Instituto Maria da Paz Varzim a sorrir e a crescer de forma mais saudável, harmoniosa e alegre. Estamos muito gratos ao projecto e principalmente aos nossos alunos e alunas, com quem temos também aprendido muito e de quem temos recebido muitos sorrisos…:)

Associação Filosófica e Cultural, Áshrama Casa da Luz - Centro do Yoga de Vila do Conde, da Confederação Portuguesa do Yoga

Não tenho explicação para descrever aquilo que sinto, venham sempre! Porque o rir faz falta para mexer os órgãos.

Perpétua Leal, utente das Casas de São Vicente de Paulo

Naquela tarde, construímos juntos, a palavra solidariedade… Se antes não sabíamos o que queria dizer esta palavra tão comprida, de significado tão denso, com a ajuda dos sorrisos da Carla, da Teresa e da Diana descobrimos o que quer dizer palavra tão bela… e a definição que construímos foi:

Solidariedade: ajudar todas as pessoas, seja qual for a cor que essa pessoa for; partilhar das nossas coisas com os outros; ter um coração grande.

E o que gostamos mais daquela tarde?

Duarte – quando pintamos a cara

Mafalda G. – Quando elas fizeram as riscas

Rui – quando pintamos a cara

Tomás – Quando apanhamos o balão

Afonso – quando prendemos o braço e o pé

Filipa – quando ouvimos a estória da Teresa

Filipe A. – quando pintamos a cara

Teresa – quando fizemos as riscas na cara

Ana Leonor – quando estivemos atados num pé e numa mão

Mafalda A. – quando estivemos com o pé atado

Ana Luísa – quando nós caímos e uma pessoa nos agarrava

Filipe P. – quando estivemos a jogar o jogo do balão

Francisca – gostei do jogo do balão

Obrigada Carla, Teresa e Diana!!

Beijinhos,

Fernanda e meninos da sala dos 5 anos

Infantário de Crestins – Santa Casa da Misericórdia da Maia

Venham sempre!

 

Perpétua Leal, utente das Casas de São Vicente de Paulo

Venham sempre! Nós agradecemos!

Ivone, utente das Casas de São Vicente de Paulo