Projeto ‘Dá o teu Sorriso’
leva alegria aos idosos do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória

O ‘Dá o Teu Sorriso’ é um dos projetos da Associação Sorriso Solidário.
Tem como missão proporcionar momentos de alegria a crianças e idosos desfavorecidos que se encontrem em instituições, centros de acolhimento e lares em Portugal.

Conheça as atividades lúdicas que temos levado aos idosos do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória desde 2014, bem como testemunhos na primeira pessoa e outras instituições apoiadas pelo projeto!

Testemunho da Instituição

“Esta parceria com a Associação Sorriso Solidário tem proporcionado momentos de grande alegria a todos os idosos que frequentam o Centro Social da Vitória, e tem sido, sem dúvida alguma, uma mais valia no dia a dia de cada um deles.

Se numa fase inicial estavam um pouco resistentes à Risoterapia por não saberem exatamente do que se tratava, rapidamente se foram sentindo à vontade, descontraindo e divertindo-se com as sessões.

A empatia com a Profª Regina foi gradualmente aumentando e agora estamos todos em conjunto a preparar uma apresentação para a Festa de Final de Ano Letivo do Centro Social. Trata-se de uma coreografia com base na Música do Lago dos Cisnes. Vai ser Mágico!!

A ginástica com a Profª Eduarda tem melhorado o quotidiano de vários idosos. Embora mostrem algumas resistências acabam por aderir e fazer todos os exercícios propostos.

A pontualidade, assiduidade das sessões, das duas colaboradoras tem sido preciosa para que o trabalho se solidifique e seja gratificante para ambas as partes.

Com o nosso enorme agradecimento, deixo aqui agora alguns depoimentos dos nossos seniores.”

Manuela Santos
Diretora Técnica do Centro de Dia e de Convívio

Testemunhos dos Idosos

Sr. Basto: “Embora eu não consiga fazer alguns daqueles exercícios sei que fazem muito bem e que são de grande importância para a nossa saúde. Rir e cantar é uma alegria, todos o podem fazer e é bom porque nos ajudam a passar melhor o tempo. Ainda vou fazer a minha reportagem para o Jornal sobre estas atividades!”

D. Odete: “É muito importante para nós ter este tipo de atividades, precisamos de nos mexer e fazer coisas diferentes.”

D. Ricardina: “Rir é o melhor remédio, ao menos esquecemos os nossos problemas com estas atividades.”

D. Fernanda: “As meninas são muito boas, gosto quando vêm.”

D. Bebiana: “É muito importante ter atividades diferentes e têm sido uns bocadinhos muito bons com estas meninas.”

O Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória e a sua história

Logotipo CSPNSV
Fundado em Fevereiro de 1986, o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem como principal objectivo a realização de um trabalho estruturado e de âmbito alargado no seio da comunidade local: a freguesia da Vitória.

Pautado pelos valores da participação, identidade e autonomia, o Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória abrange diferentes faixas etárias e problemáticas, todas elas associadas, em última análise, a situações de grande vulnerabilidade e fragilidade do ponto de vista social.

Saiba mais sobre o Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória, aqui .

Acções do projeto ‘Dá o teu Sorriso’ no Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória

Clique aqui para ver as ações do projeto “Dá o teu Sorriso” nesta instituição